sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Atire a vaca no precipício ...

Quando o Mestre e discípulo peregrinavam por distantes pastagens, certa vez foram acolhidos por uma família pobre, muito simpática mas que vivia em condições de miséria. Embora fossem boas pessoas, seus recursos materiais eram muito limitados. Sustentavam-se graças à sua uma vaca magricela que fornecia o leite para se alimentarem e o pouco que sobrava vendiam para ganhar uns trocos. Na hora da despedida, o discípulo com pena daquelas pessoas perguntou ao mestre se não podiam fazer nada por eles. O Mestre em sua sabedoria disse:
- Atire a vaca pelo precipício.
- Mas Mestre ...
- Atire a vaca no precipício ou suma com ela! - disse o Mestre.
O discípulo, sem compreender a intenção do Mestre cumpriu seus desígnios ainda que muito contrariado. E assim a família ficou sem a vaca.
Os anos se passaram e o discípulo, cheio de remorsos pelo que fizera, não voltou a ter paz. Para se redimir e pedir perdão à família resolveu voltar àquela região. Mas para seu espanto não conseguiu reconhecer a região. Onde antes havia uma região árida, encontrou terras cultivadas. Próximo de onde era o casebre encontrou um palacete. Angustiado supôs que a família fora obrigada a vender a casa e o terreno, pois já não tinham a vaca para sobreviver. Aproximou-se da bela casa e encontrou seus proprietários na piscina, divertindo-se. Para seu espanto verificou que estas eram as mesmas pessoas que antes encontrara, agora com aparência mais saudável e feliz. Sem entender nada, o discípulo perguntou que milagre tinha ocorrido naquele lugar. Com um sorriso no rosto o pai respondeu:
- Milagre, nada! Um dia nossa vaca desapareceu. Tivemos de procurar um novo meio de subsistência. Trabalhámos muito e procurámos formas alternativas. Ao longo dos tempos fomos prosperando.
Então o Discípulo compreendeu a sabedoria do Mestre.

3 comentários:

  1. "Defunto quando tem quem o carregue, morre todo dia".
    dito popular da dona Elza aqui de Ribeirão Preto uma pessoa que respeito muito.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico Hélder, por vezes vivemos presos a algo que nos estrangula uma vida inteira, existindo um mar de oportunidades em nosso redor...

    O problema é que a maioria das pessoas não sai da sua zona de conforto...

    Abraço

    Nuno Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. A dona Elza tem toda a razão!!!!

    E Nuno também tens razão ... para muitos é difícil e ate perigoso sair da zona de conforto ... e fazer coisas diferentes, para ter resultados diferentes!!!!

    ResponderEliminar